história do clube oriental de lisboa
Acontecimentos Históricos
2014

Em partida disputada no Estádio da Nora e perante várias centenas de orientalistas, o Oriental empata com o Ferreiras (1-1) na última jornada do Campeonato Nacional de Seniores e assegura o regresso ao segundo maior escalão do futebol nacional 25 anos mais tarde. A festa foi enorme e prolongou-se até à memorável receção no Carlos Salema.
2012

I Gala de Kickboxing do Clube Oriental de Lisboa, realizada no Pavilhão dos Lóios no seguimento dos entretanto extintos Torneios do Oriental. O evento contou com mais de 30 atletas e proporcionou às centenas de pessoas nas bancadas um espetáculo emocionante.
2010

Edição inaugural do Festival Gímnico COL GYM, realizado no Pavilhão do Casal Vistoso.O espetáculo contou com a participação ginastas de várias escolas nacionais e com uma performance coletiva de elevado gabarito dos ginastas do Clube Oriental de Lisboa.
2010
2010

5ª Edição do Triatlo Internacional de Lisboa de Longa Distância, coorganizado pela primeira vez pelo Clube Oriental de Lisboa. O evento contou com a participação de mais de 800 atletas de todo o mundo e foi alvo de uma projeção mediática digna de um grande acontecimento desportivo.
1996

Dias antes de completar 50 anos de existência, o Clube Oriental de Lisboa recebe a Medalha de Bons Serviços Desportivos pelas mãos do Secretário de Estado do Desporto Dr. Júlio Francisco Miranda Calha.
1991

Partida amigável que assinalou a inauguração do relvado do Campo Eng.º Carlos Salema e que terminou com a derrota do Oriental por 0-3. A cerimónia contou com a presença de várias centenas de orientalistas que assistiram com orgulho à concretização de um desejo antigo.
1987

Mítico jogo entre Oriental e Sporting a contar para os 1/16 de final da Taça de Portugal num Campo Eng.º Carlos Salema sobrelotado. A partida terminou com a vitória da formação visitante por 2-3, com os golos do conjunto orientalista a serem marcados por Quim e Oceano (na própria baliza). (Record, edição de 20/01/1987)
1977

Com esta derrota na última jornada do Campeonato de II Divisão 1976/1977, o Oriental fica no último lugar da classificação e desce à III Divisão pela primeira vez na sua História, completando um ciclo negro que teve início em 1974/1975 com a descida do primeiro para o segundo escalão do futebol nacional. (A Bola, edição de 16/05/1977)
1977

No dia seguinte à realização do jogo relativo à Taça de Portugal entre Oriental e Paços de Ferreira (1-1), a pala do Campo Eng.º Carlos Salema acaba por ruir inesperadamente conduzindo à destruição total da bancada. O desastre é associado à existência de um poço de água soterrado por altura das obras da construção da pala, responsável por anos de infiltrações.
1957

Depois da conquista de um brilhante 8.º lugar no regresso à 1.ª Divisão em 1956/1957, na época seguinte o Oriental acaba em 14.º lugar e é despromovido. Dessa temporada fica para a memória o jogo disputado no Campo Eng.º Carlos Salema referente à jornada 23 em que o C.O.L. bateu o Sporting com golo de Rogério Pipi. (A Bola, edição de 25/11/1957)
1954

Na 1.ª jornada da segunda volta do Campeonato Nacional de 1.ª Divisão de 1953/1954, o Oriental recebeu e venceu o líder Belenenses com dois golos de Albuquerque e um de Pina. A partida assinalou a inauguração da nova bancada do Campo Eng.º Carlos Salema, composta por camarotes de última geração e uma imponente pala de cobertura.
1951

Nesta temporada de 1959/1951, o Oriental conquista a sua melhor classificação de sempre na 1.ª Divisão Nacional com um honroso 5.º lugar. Para a História fica o jogo da 24.ª jornada disputado no Campo Eng.º Carlos Salema frente ao FC Porto que a turma de Marvila venceu por 2-1 com golos de Monteiro da Costa e Leitão. (A Bola, edição de 05/03/1951)
1949

O Oriental está prestes a conquistar a subida à 1ª Divisão quando surge a acusação de que um elemento da estrutura orientalista tentou subornar um jogador do Famalicão. Depois de demoradas averiguações, o COL é considerado culpado e todas as modalidades do Clube são desqualificadas nessa época. (Mundo Desportivo, 30/05/1949)
1946

Primeiro jogo oficial do Clube Oriental de Lisboa, referente ao Campeonato de Lisboa e disputado no Estádio das Salésias. Repare-se que o emblema presente nas camisolas não corresponde ao original: as camisolas oficiais vinham de Barcelona e não chegaram a tempo, pelo que foi necessário tingir estas de grenat e colocar um símbolo improvisado.