A Associação de Futebol de Lisboa comunicou no dia de hoje, 06 de Junho, aos clubes seus filiados com participação garantida no Campeonato de Portugal Prio 2017/2018 a intenção de realizar a edição inaugural do Torneio de Abertura AFL entre os dias 06 e 15 de Agosto de 2017. Oriental, Sacavenense, Torreense, Mafra, Loures, Casa Pia, Sintrense, Vilafranquense, 1.º Dezembro e Pêro Pinheiro são os emblemas que constituem a "prova de participação obrigatória" disputada em regime de eliminatórias que antecede o início do CPP programado para 20 de Agosto.   
 
  Segundo a proposta apresentada aos clubes pela AF Lisboa, a eliminatória inaugural do Torneio de Abertura AFL prevista para 06 de Agosto às 18h00 tem como protagonistas Oriental, Vilafranquense, 1.º Dezembro e Pêro Pinheiro, emblemas com menor performance desportiva em 2016/2017, que se defrontam num play-off a uma mão realizado no campo do clube sorteado em primeiro lugar. Aos dois apurados desta primeira fase juntam-se as restantes seis equipas num lote de oito formações que medem forças no mesmo sistema no dia 09 de Agosto às 19h45. 

Ultrapassada a 2.ª eliminatória, os quatro clubes apurados para a meia final discutem um lugar na final a 13 de Agosto às 18h00 em local a determinar pela AFL e o jogo de todas as decisões realiza-se dois dias mais tarde, a 15 de Agosto, também às 18h00 e igualmente em local a designar pela AFL. Todos os encontros da prova são de entrada livre e eventuais sanções disciplinares leves, tais como cartões amarelos ou vermelhos, têm efeitos apenas nesta edição da prova em questão. De referir ainda que o modelo apresentado pela AF Lisboa não é definitivo, estando ainda aberto a eventuais sugestões dos 10 clubes envolvidos.