No rescaldo da época desportiva que agora finda temos boas e menos boas notícias no que diz respeito à formação e modalidades do Clube Oriental de Lisboa. No universo do futebol destaque para as boas campanhas dos Infantis 7 (A), Iniciados e Juniores, em contraste com a despromoção no último segundo dos Juvenis. Já o Andebol ficou aquém das expectativas criadas na 1.ª Fase e voltou a falhar a subida de divisão. Mas vamos por partes. 

A época dos Juniores foi tranquila. Os mais velhos da nossa formação chegaram a estar perto dos lugares de subida sensivelmente a meio da temporada, mas uma quebra de rendimento arredou-os do topo da classificação situando-os ainda assim num confortável 7.º lugar da Divisão de Honra da AFL com 47 pontos conquistados.

 
 
 

Em contraciclo surgem os Juvenis que numa época atribulada com sucessivas trocas de treinador acabaram por ver a despromoção à 2.ª Divisão da AFL confirmada da forma mais dramática possível. No último encontro do campeonato contra o ADCEO o empate chegava mas o golo sofrido nos descontos confirmou o desfecho infeliz para um grupo de miúdos que por tudo o que lutou merecia melhor sorte.

Os Iniciados começaram a época com o objetivo da subida à 1.ª Divisão da AFL mas a oposição forte do Santa Maria tornou impossível esse desejo logo na 1.ª Fase da prova. O 2.º lugar conquistado nessa etapa e também na seguinte (o modelo competitivo assim o determina) colocou os pupilos de Cristiano Videira num Play-Off final com o Damaiense pela discussão do 11.º e 12.º postos da geral do escalão composta por 93 equipas. A primeira mão disputada no Campo Eng.º Carlos Salema terminou com a vitória do Oriental por 3-2 e porém no jogo de todas as decisões o adversário levou a melhor por 2-0.

Passando para o Futebol de 7 o destaque vai para os Infantis A que depois de uma 1.ª Fase de alto nível com a conquista de um notável segundo lugar apenas atrás do SL Benfica garantiram uma vaga na série de Apuramento de Campeão Distrital, onde na luta com os melhores de Lisboa asseguraram um prestigiante 7.º lugar. Quanto aos Infantis (B), Benjamins E2 e Benjamins E1 as prestações decorreram dentro da normalidade para miúdos em que o mais importante é, de facto, competir pelo prazer do desporto. Os 43.º, 73.º e 30.º lugares, respetivamente, da geral da Campeonato Distrital da AFL surgem acompanhados de todos os benefícios que os mais pequenos retiraram de mais uma época desportiva na companhia do Oriental.

Por último mas não menos importante, a campanha do Andebol foi de altos e baixos em 2015/1016. A boa prestação na etapa inaugural do Campeonato Nacional de 3.ª Divisão com a conquista do 2.º lugar deixou água na boca a todos os orientalistas quanto a uma possível subida de divisão, mas o último lugar na fase de promoção deixaram o sonho cair. Para o ano cá estaremos certamente na luta pelo engrandecimento do nome do Clube Oriental de Lisboa, sempre com intuito de fazer sempre mais e melhor.

Oriental: Mais que um Clube, uma Paixão.