Primeira derrota do Oriental na temporada 2015/2016 frente ao FC Porto B (2-1) em partida disputada no Estádio Dr. Jorge Sampaio e referente à 3.ª jornada da Segunda Liga. Numa tarde em que os Guerreiros de Marvila deixaram em campo toda a habitual alma que os caracteriza, o jogo acabou por ficar decidido através de uma grande penalidade convertida por André Silva à passagem do minuto 25.

A formação azul e branca foi a primeira a criar perigo logo aos 4 minutos através de um remate de Ismael que passou perto da trave da baliza de Rafael Veloso, mas se o guardião orientalista teve este lance controlado nada pode fazer perante o pontapé indefensável de meia distância de Pité que aos 14 minutos inaugurou o marcador. O Oriental reagiu em força e logo na sequência da reposição da bola em jogo Henrique Gomes tabelou bem com João Amorim e na cara do guarda-redes Caio atirou à figura. 

 
Tiago Mota na disputa de bola sob o olhar atento de Peter
 
 

A pressão alta do conjunto grená e branco acabou por dar frutos instantes mais tarde quando Hugo Firmino isolou Henrique Gomes que depois de fintar o guardião adversário não perdoou (18'). A etapa inaugural não terminou porém sem que Daniel Almeida derrubasse em falta Francisco Ramos dentro em área, originando uma grande penalidade convertida com êxito pelo jovem ponta-de-lança André Silva (24'). 

O segundo tempo começou com o árbitro Duarte Oliveira a assinalar nova grande penalidade a favor da equipa da casa por suposta falta, desta vez inexistente, de Tiago Mota sobre Francisco Graça, num castigo máximo que André Silva desperdiçou com um remate ao poste. Aos 54 minutos e de meia distância Júlio César obrigou Caio a defesa apertada e na sequência do canto o contra-ataque da turma nortenha só não deu golo porque Ismael, em boa posição, falhou o alvo. Até ao apito final o Oriental teve mais bola e aproximou-se da baliza do FC Porto B, mas nem o remate traiçoeiro de Tom aos 86 minutos conseguiu desfazer a vantagem azul e branca.

O
 próximo jogo está agendado para o próximo domingo, 30 de Agosto, no Estádio do Fontelo frente ao Ac. Viseu.