Primeira derrota caseira do Oriental na temporada 2015/2016 frente ao Chaves por 1-2, em partida em atraso da 4.ª jornada da Segunda Liga. Em jogo muito disputado e pautado pelo equilibro, os Guerreiros de Marvila entraram a ganhar com o tento madrugador de Hugo Firmino mas o bis de Barry já na reta final do encontro deu o triunfo à turma flaviense. 

A tarde foi de muito calor e com várias centenas de orientalistas presentes nas bancadas do Carlos Salema o ambiente aqueceu ainda mais logo aos 7 minutos quando o passe longo de André Almeida isolou Peter Caraballo que rematou para defesa apertada de António Filipe à qual Hugo Firmino respondeu, de baliza aberta, com um toque subtil que inaugurou o marcador. Assumido candidato à subida, o Chaves só respondeu aos 24 minutos com Barry a trabalhar bem de costas para a baliza de Rafael Veloso e a assistir João Reis que, na ala esquerda, atirou forte por cima.

 
Fernando estreou-se a titular na formação orientalista.
 
 
Se a primeira parte foi escassa em oportunidades de golo, na etapa complementar o Oriental subiu ao relvado com vontade de marcar uma posição dominante no jogo e logo aos 48 minutos o cruzamento de Hugo Grilo da direita encontrou o cabeceamento, frouxo, de Peter Caraballo para as mãos do guardião forasteiro. A alta rotação dos Guerreiros de Marvila fez-se sentir até aos 60 minutos e a combinação entre João Pedro e Fernando pela esquerda terminou com o desvio para fora do extremo brasileiro à boca da baliza (55’), pouco antes de Barry deixar o primeiro aviso com um cabeceamento que passou perto da baliza de Rafael Veloso (62’). 

Com nove jogadores indisponíveis para este jogo e apenas 5 jogadores no banco de suplentes, o Oriental quebrou fisicamente na última meia hora de jogo e foi com alguma felicidade que o Chaves chegou à vantagem com dois golos de cabeça de Barry, em resposta aos cruzamentos de Tiago Almeida (65’) e Nélson (87’), em dois momentos que ditaram o desfecho de um encontro em que o empate seria o resultado mais justo. 

O Oriental volta a jogar em casa no próximo sábado, 12 de Setembro, às 11h15 contra o Sporting B naquela que será a 6.ª ronda da Segunda Liga.

O sonho está vivo!
Oriental: Mais que um Clube, uma Paixão.