Equipas de futebol 11 dos escalões de formação terminam a primeira volta do campeonato em posição privilegiada. Juniores e Iniciados em zona de subida, Juvenis a um ponto da liderança. Ascensão a escalões superiores em perspetiva. Jornada deste fim-de-semana importante para as contas finais.

Excelente tem sido a réplica dos escalões superiores do futebol de formação do Oriental nesta primeira metade da época. Juniores, Juvenis e Iniciados estão firmes na luta pela subida de divisão e apesar de ainda muito haver para jogar as indicações dadas nesta primeira metade da época têm sido muito positivas. 

 
 
  Maiores em idade e tamanho, os Juniores são os que estão em melhor posição após 13 jornadas disputadas. Os pupilos de José Pedreira bateram na última jornada o CAC por 0-3 e aproveitaram os deslizes de Damaiense e Vilafranquense para recuperar a liderança da Divisão de Honra da AFL, posto que já tinham ocupado no início da época. Com duas jornadas para o final da primeira volta e três triunfos consecutivos no registo, os jovens Guerreiros de Marvila têm um encontro de importância suplementar no próximo sábado, 20 Janeiro, com a deslocação ao reduto do terceiro classificado Vilafranquense. Em caso de vitória, o Oriental dilata a vantagem para a formação de Vila Franca de Xira para a já considerável distância de cinco pontos e apenas duas semanas mais tarde, a 03 de Fevereiro, a receção ao segundo classificado Damaiense na jornada inaugural da segunda volta apresenta-se como mais um capítulo fundamental numa luta pela ascensão aos nacionais que se adivinha renhida até ao final e onde apenas um sairá a festejar.

No que concerne aos Juvenis a história das últimas semanas teve contornos distintos. A equipa de David Baião entrou em 2018 com o pé direito ao bater o então líder Trajouce fora de portas por 1-2 no bem sucedido assalto à liderança. Por ironia do destino, a formação de Marvila foi batida em casa no passado fim-de-semana pelo modesto oitavo classificado Estrela por 1-2 num jogo com arbitragem polémica e voltou a ser relegada para o segundo posto da classificação agora a um ponto do novo líder SL Olivais. Terminada a primeira volta do campeonato, a ronda inaugural da derradeira etapa da prova opõe o Oriental exatamente ao SL Olivais fora de portas (domingo às 09h00) numa verdadeira final para os Guerreiros de Marvila: esta é uma divisão muito desequilibrada em que as três equipas do topo (SL Olivais, Oriental e Trajouce) dificilmente perdem pontos com as restantes, pelo que abrir um fosso de quatro pontos para a liderança nesta altura poderia ser fatal. Por outro lado, em caso de vitória o C.O.L. regressa ao único lugar que vale a subida à 1.ª Divisão da AFL, sendo certo que talento não faltam aos nossos jovens craques...

Falar em talento e capacidade criativa traz também ao contexto a formação de Iniciados. O conjunto recém-promovido à 1.ª Divisão Distrital procura repetir a façanha da temporada passada e escalar mais um degrau rumo à Divisão de Honra da AFL e até ao momento os resultados têm surgido no rumo certo. Os pupilos de João Santos encontram-se em terceiro lugar da tabela classificativa a quatro pontos do líder Cascais e a três do segundo classificado Benfica C, formação não elegível para a subida de divisão. Assim sendo e tendo em conta as duas vagas de subida existentes, na prática até o quarto lugar da geral pode ser suficiente para alcançar o objetivo caso nos três primeiros constem Benfica C e Sporting B (a equipa de Alvalade, que também não pode subir, está atualmente no quarto lugar a um ponto do Oriental). Numa série difícil e com equipas de grande potencial, as duas próximas jornadas e últimas da primeira volta vestem um papel de relevo pela proximidade classificativa dos adversários. Já no domingo, 21 de Janeiro, o duelo em Marvila com o sexto classificado U. Tires pode dilatar a distância pontual entre as duas formações de nove para 12 (!) pontos, arredando praticamente os forasteiros da luta. Na semana seguinte, a 28 de Janeiro, a difícil deslocação ao reduto do quinto classificado EF Belém Odivelas é mais uma prova de fogo para os nossos Iniciados que têm a motivação suplementar de, se tiverem vencido já no domingo o U. Tires, aumentar para pelo menos oito pontos a distância para o adversário mais próximo no combate pela subida de divisão. A ambição destes pequenos Guerreiros não tem limites e o bilhete de ida para a Divisão de Honra da AFL pode estar mesmo ali ao virar da... primeira volta.

A temporada desportiva ainda está longe de terminar mas, independentemente dos desfechos, é já de destacar o excelente trabalho realizado esta temporada ao nível do futebol de formação do nosso clube. Com subidas de divisão ou sem elas, é certo que se seguirmos este caminho estaremos cada vez mais perto do sucesso, com a seriedade, compromisso e desportivismo de sempre. São centenas de atletas e treinadores que trabalham diariamente pelas nossas cores merecendo a atenção de cada orientalista e os jogos ao fim-de-semana são o momento mais adequado para a demonstração desse mesmo apoio. A glória está ali tão perto. Vamos com tudo, C.O.L.!