No passado domingo durante o jogo com o Sintrense, aconteceram cenas, que consideramos lamentáveis, entre alguns associados do Clube e um funcionário de um grupo de empresários de origem chinesa que assistiam ao referido jogo.

Tudo começou quando esse dito senhor se insurgiu pelo facto de haver alguns associados que, segundo ele, tiveram manifestações desagradáveis e de eventual carácter “xenófobo” para com as referidas pessoas, nomeadamente com ditos desagradáveis e constantes actos de os fotografarem indevidamente causando-lhes manifesto mau estar.

De salientar que os referidos empresários solicitaram à Direcção convites para assistirem ao jogo. Essas respeitáveis pessoas são membros das gerências da SAD do Clube visitante, o Sintrense e da SAD do Grupo Desportivo da Cova da Piedade. Claro que a Direcção do Clube não só acedeu aos seus pedidos (no caso do Sintrense nem precisariam de pedir convites), como os acolheu como mandam as regras da boa educação, no Camarote Presidencial. No mesmo camarote estavam também um grupo de empresários brasileiros que não sofreram qualquer incómodo.

Claro que nada justifica a atitude do referido colaborador dos empresários, para mais sabendo que era convidado do Oriental. Foi já pedida justificação aos responsáveis pela atitude do referido colaborador e exigido um pedido de desculpas, porque por muitas razões que houvesse não é admissível que tivesse havido a altercação que houve com os nossos associados.

As desculpas pela atitude do referido senhor foram feitas de imediato à pessoa do Sr. Presidente do Clube, via telefone uma vez que este se encontra de férias. Também pela mesma via foi esclarecido não ser verdade o que algumas pessoas puseram a circular nas redes sociais dizendo que o senhor terá dito que já deu muito em investimento ao Clube. Primeiramente que se trata apenas de um colaborador e tradutor dos empresários. O que ele disse foi que também é do Oriental e já deu muito com a camisola do Clube porque foi seu atleta, o que a Direcção confirma.

Queremos também desde já informar os senhores associados que as relações que temos com um destes empresários, prende-se apenas com o facto de ser gerente da SAD do Cova da Piedade e este Clube nos ter emprestado o atleta Xiao Yufeng e o atleta Wang Dong sem qualquer contrapartida e sem custos para o nosso Clube.

Repudiaremos qualquer atitude menos própria de qualquer associado mas jamais admitiremos que os nossos associados sejam mal tratados seja por quem for. Esperamos que este tenha sido um episódio esporádico e que façamos jus ao nosso bom nome de Clube respeitador, integrador e de passado progressista como o foi sempre na nossa já longa história.

Lisboa, 24 de Agosto de 2016
A Direcção do Clube Oriental de Lisboa